top of page

Estudos sobre o Seminário Internacional A Arte da Bibliografia

Trabalhos dedicados aos estudos sobre o Seminário Internacional  A Arte da Bibliografia.

Bibliografia: um estudo a partir das publicações d’arte da bibliografia

Este estudo objetiva reconhecer a noção teórica e prática sobre o conceito de bibliografia, e apresentar um estudo dos artigos resultantes dos eventos A Arte da Bibliografia.

FONTE: (MENDES, Lucas; LAURINDO, Kariane Regina; ARDIGO, Julibio David. Bibliografia: um estudo a partir das publicações d’arte da bibliografia. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 25, n. Especial, p. 01–19, 2020. DOI: 10.5007/1518-2924.2020.e73292. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/73292. Acesso em: 21 jul. 2024.)

Acesso em:  https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/73292/44709

A Arte da Bibliografia no Brasil: análise da produção em algumas revistas científicas (2014-2020)

A finalidade deste trabalho é mapear as concepções teóricas e as atividades concretas relacionadas ao domínio da Bibli-ografia no Brasil, com base na produção ligada ao seminário internacional “A Arte da Bibliografia”, realizado anualmente desde 2014, cujos resultados têm sido publicados em formatos de artigos em diversas revistas brasileiras desde 2015.

FONTE: (Crippa, G., & Martins Damian, IP . (2021). A arte da bibliografia no Brasil: análise da produção em alguns periódicos científicos (2014-2020). Bibliothecae.It , 10 (2), 423–464. https://doi.org/10.6092/issn.2283-9364/14073)

Acesso em:  https://bibliothecae.unibo.it/article/view/14073

Em busca da Bibliografia: sobre o I Seminário Internacional "A Arte da Bibliografia"

Apresenta os resultados do I Seminário Internacional "A Arte da Bibliografia: ferramentas históricas, problemas metodológicos e práticas contemporâneas”. A partir do relato das atividades realizadas e das problematizações feitas ao longo do evento, demonstra o papel da Bibliografia enquanto disciplina e seus desdobramentos do ponto de vista histórico, metodológico e prático. A experiência concretizou um espaço de trocas entre pesquisadores e participantes, além de colocar em evidência a importância dos estudos bibliográficos para os fundamentos da Bibliologia, Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. O evento foi uma realização do grupo de pesquisa “Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes”, a partir do IBICT, em parceria com CBG-UFRJ, PPGCINF-UnB, PPGB-Unirio, FFCLRP-USP e BU/SB-UFMG.

FONTE:  (Araujo, A. V. de F., Crippa, G., & Saldanha, G. S. (2016). Em busca da Bibliografia: sobre o I Seminário Internacional "A Arte da Bibliografia". Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 11, 495–512. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/529)

Acesso em:  https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/529

A produção científica brasileira sobre estudos bibliográficos: uma análise diacrônica

Descreve as concepções teóricas e as atividades concretas relacionadas ao domínio da Bibliografia no Brasil, considerando seu desenvolvimento teórico e aplicado, a partir da produção científica em artigos de periódicos indexados na Brapci. A pesquisa objetiva identificar a produção sobre o tema bibliografia, por meio de busca e análise da literatura científica indexada na Brapci; delinear o perfil dessa produção, privilegiando as categorias pesquisadores, temas e influências teóricas da área de CI e contextualizar as concepções e atividades na conjuntura em que se destacaram. Analisa diacronicamente a produção sobre o tema, para evidenciar a evolução do conceito de bibliografia presente na produção científica no Brasil, destacando as concepções e atividades a ele pertinentes. É um estudo de caráter diacrônico e descritivo, que se volta ao conteúdo dos artigos, a partir de categorias de análise e informações levantadas na produção científica considerada, correspondente ao período entre 1972 e 2017. Observa que, na literatura produzida no Brasil sobre o tema bibliografia, a ênfase apresenta-se na dimensão tecno metodológica, concretizada no fazer biblioteconômico e documentário, explicitando e organizando ferramentas de trabalho e estudo, seguindo-se a dimensão sociopolítica, relacionada com as intervenções em formas variadas na produção de instrumentos de apoio ao conhecimento e sua concretização em prol dos interesses abrangidos pelas políticas sociais e, com menor expressividade, no conjunto da produção, apresenta a dimensão teórico epistemológica, relacionada aos fundamentos e reconstrução racional e histórica da arte da bibliografia e da ciência bibliográfica.

FONTE: (BUFREM, L. S. A produção científica brasileira sobre estudos bibliográficos: uma análise diacrônica. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, p. 67–88, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245250.67-88. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/92424. Acesso em: 30 jul. 2024.)

Acesso em:  https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/92424

Relações entre a bibliografia e a organização e representação do conhecimento: análise de domínio do evento "A Arte da Bibliografia".

Parte-se da relação que se estabelece entre a Bibliografia enquanto um corpo teórico que possui marcos históricos e metodológicos, e a Organização e Representação do Conhecimento (ORC), relação esta que pode ser observada a partir dos dossiês do seminário internacional “A Arte da Bibliografia”. Logo, tem-se como objetivo refletir sobre os processos de ORC, a partir de sua dimensão aplicada, nos estudos referentes a Bibliografia.

FONTE:  (Maria Lígia Triques, UEL; Cristina Ribeiro dos Santos, UEL; Rogerio Paulo Müller Fernandes, UEL; Andre Vieira de Freitas Araujo, UFPR; Ana Cristina de Albuquerque, UEL; XXII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – XXII ENANCIB Porto Alegre • 07 a 11 de novembro de 2022)

Acesso em:  https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxiienancib/paper/viewFile/1105/510

bottom of page